O gato de 95 milhões de dólares

Dora Maar with Cat

A vida e obra de Pablo Picasso são bem conhecidas do público em geral, e eu, uma amante de gatos, não havia percebido que dentre as inúmeras obras do pintor espanhol, havia um gato entre elas. Nada como um blog para compartilhar dicas importantíssimas como esta que a leitora, amiga e antropóloga Flavia Motta lançou: a obra “Dora Maar com Gato”, pintada por Picasso em 1941. Além de ser uma das mais famosas obras do artista, esta pintura é, desde 2006, a segunda obra mais cara do pintor, vendida em leilão pelo incrível valor de 95,2 milhões de dólares. O arremate final deu-se a um anônimo russo presente no leilão, mas acredita-se que o verdadeiro dono da obra seja um milionário minerador residente na Geórgia, uma pequena república localizada na fronteira entre a Europa e Ásia, e limitada a oeste com o Mar Negro.

“Dora Maar com Gato” (128,3 cm x 95,3 cm), é um exemplar cubista e retrata a mais famosa amante e grande musa inspiradora de Picasso. Dora foi tão importante para Picasso que, como consta, ajudou o artista a pintar “Guernica”, obra-prima que denuncia o massacre do povo basco pelas tropas franquistas durante a Guerra Civil Espanhola. Na pintura, Dora Maar, com grandes unhas azuis que parecem garras de gato, está sentada numa cadeira com um gatinho preto em seu ombro. Detalhe importante: Dora não gostava de gatos, e a inclusão do felino desconhecido na obra – dizem alguns especialistas – é um símbolo do controle que Picasso exercia sobre esta mulher.

Dora e PicassoFotógrafa de origem iugoslava, Dora, que também foi amante do escritor Georges Bataille, conheceu Picasso (na época com 55 anos) aos 29 anos de idade. Diferente da maioria das outras mulheres, que sempre viveram à sombra do pintor, Dora era uma fotógrafa de talento e prezava por sua privacidade. De acordo com o pintor pernambucano Cícero Dias, que foi amigo de Picasso, Dora era uma mulher nervosa e deprimida, e foi internada várias vezes, porque não agüentava saber do relacionamento de Picasso com outras mulheres.

Picasso e Dora viveram em romance de 1936 a 1943, até quando o pintor a trocou por Françoise Gilot, 39 anos mais nova do que ele. Depois do fim do romance, ela se recolheu à solidão, em Paris. Em 1997, aos 89 anos, Dora morreu sozinha e incógnita, num asilo da capital francesa.

11 thoughts on “O gato de 95 milhões de dólares

  1. Oi Leila, preciso dar uma parada e dar uma espiada a fundo neste seu blog que pra mim já é um upgrade de blog…Quase um site multimídia..sei lá..Bem diferente do que tenho visto por aí..
    Nas férias , vou dar uma parada e ver com calma todo este material que vc disponibiliza.
    abs!

  2. Leila, querida, só hoje pude ver esse tu post. Muito bom!
    É uma delícia “contribuir” com o teu blog delicioso, com esse assunto que me é tão caro. E juro que te escrevo neste momento com meu gato metade debaixo do (meu) sovaco, metade debaixo do I book, que aos poucos ele vai empurrando pq o objetivo é ocupar o espaço da máquina no meu colo! Tadinho, está convalescente de novo! (A Leca, o I Book, vai bem, obrigada)
    Mas olha, o Picasso tem vários gatos, inclusive obras em que o bichano tem mais destaque do que esse que eu te mandei pq foi o que eu achei na rede. Tem um (ou até mais de um, não lembro) que retrata um gato com um passarinho na boca, e tem uma naturaza morta, que é maravilhosa com um gato e uma lagosta! E tem um lindíssimo bico de pena com um casal em pleno felatio na presença indiferente de um gato. Vc nunca viu? será que eu inventei isso? Eu adoraria ver de novo! Vou ver o que eu consigo achar para vc!
    bjs

  3. Eu amo os gatos………….mas também os cachorros. Sou de Curitiba e encontrei uma caixa com 3 cachorrinhos de 2 meses e preciso doá-los pois estou sem condições de ficar com eles. Se alguem puder me ajudar me mande email no rosana_miiller@hotmail.com ou no telefone 8805-0168 ou 3359-0309.

  4. Picasso é talentoso mestre da arte e do cubismo
    mas…. ele nao deveria fazer isso com a coitada da dora maar
    morrer num asilo sozinho é de + né?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>