Quilt

quilts

O vento frio em plena primavera no sul do Brasil me lembra um tipo de cobertor macio, quentinho e charmoso: o Quilt.

Quilts são cobertas produzidas geralmente à mão e se caracterizam por três camadas: o tecido superior ou topo da coberta (feita pela união de vários pedaços de tecidos, formando desenhos, texturas ou até histórias), um material isolante como’ recheio’, e um material de apoio (forro). A palavra “quilt” provém do latim ‘culcita’, uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente (geralmente penas ou lã) e usado para cobrir. Quilting (que significa acolchoamento) e Patchwork são parceiros no mundo do craft, e têm estado juntos por milhares de anos.

Evidências da existência do quilting retrocedem a vários séculos antes dos romanos. Um tapete funerário achado na Rússia, no chão do túmulo de um chefe é datado entre 100 a.C. a 200 d.C. Um dos mais importantes usos do quilting em sociedades antigas foi na confecção de armaduras pessoais e usados especialmente pelos exército da China, Japão, Índia e também da Europa, até a Idade Média, pois forneciam uma defesa efetiva contra golpes de espadas, lanças e flechas. Foram encontrados também alguns artigos sobreviventes ocasionais na Sicília, que datam do final do século XIV. Na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos, o quilt fazia parte da cena social, particularmente nas áreas rurais, onde eram praticados desde os tempos da colonização. Serviam como ferramenta de sobrevivência e eram a única forma de expressão criativa de mulheres que muitas vezes viviam em lugares isolados.

Quilt pieceHoje, os Quilts são populares mais por suas qualidades estéticas e artísticas do que por sua funcionalidade. As razões para se fazer um Quilt são diversas: eles podem ser simplesmente algo para manter as pessoas quentes; ser cópias dos velhos quilts, celebrando o passado; ou ainda, brincar com padrões e texturas de tecidos por puro prazer, pelo exercício e pela beleza do resultado que o torna único.

logoA designer estadunidense Denyse Schmidt reinterpreta a tradição dos Quilts criando cobertas modernas e com encantadoras combinações de cores. As cobertas são feitas à mão, uma a uma, e os projetos são feitos sem padrões, num método de improvisação — um processo mais como pintura ou colagem que tecido de retalhos tradicional. O resultado é que nenhuma das cobertas são semelhantes. Os tecidos são 100% de algodão e cuidadosamente pré-lavados, e cada Quilt é assinado e datado por Denyse.

Vale à pena se inspirar!

quilts

Fonte: Wikipedia

3 thoughts on “Quilt

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>