Dia das Bruxas

Há um ano atrás publiquei este texto aqui e resolvi compartilhá-lo novamente com vocês, porém com um acréscimo no final sobre gatos pretos:

É comum pensar que o dia de Halloween é um feriado bobo, comercial e estadunidense. Na verdade os estadunidenses popuparizaram uma tradição originalmente Celta.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram as Ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., e não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro. O Festival de Halloween (hallow evening = noite sagrada) era a celebração que comemorava o final do período fértil da Deusa Celta Eiseria. Diz a lenda que quando o ciclo fértil da deusa chegava ao fim, no dia 31 de outubro, o “véu” entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue. Máscaras eram usadas em respeito à deusa que não desejava ser vista pelos olhos dos homens. Este dia também precede o dia de Todos os Santos, que é a celebração do início de um novo ciclo de fertilidade para a Deusa Celta Eiseria.

O Halloween é muito popular na Irlanda, onde é uma data repleta de significados espitiruais, culturais e históricos, e apesar de ser mais conhecida hoje por Halloween, no idioma celta ainda se fala “Oíche/Oidhche Shamhna” que significa a “Noite de Samhain” ou Festival de Outono. Samhain significa ‘novembro’. Tradicionalmente, “Samhain” era tempo de avaliar os rebanhos e estoques de grãos, e decidir quais animais necessitariam ser abatidos para que as pessoas e o gado sobrevivessem durante o inverno. Este costume é, ainda hoje, praticado pelas pessoas que vivem da agricultura e da pecuária.

Na Escócia , a “Noite de Samhain” é um dos principais festivais do calendário celta, e a celebração pelo final da estação da colheita (final do verão). Também está ligado ao Ano Novo Celta. É ainda um costume, em algumas regiões, reservar lugares para os mortos durante a festa de Samhain, e relembrar contos dos antepassados nesta noite.

A relação da comemoração desta data com as bruxas teria surgido na Idade Média com as perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficando assim conhecida como o “dia das bruxas”.

Gatos pretos são constantemente associados às bruxas, isto porque na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso, a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.

Gato preto simboliza a capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade, a plena harmonia com o unirverso. E mais, acariciar um gato atrai boa sorte e ter um gato em casa atrai fortuna.

Fonte: Wikipedia

6 thoughts on “Dia das Bruxas

  1. Tato, justamente! Minha intenção é a de mostrar a origem de um dia popularizado erroneamente. A história da origem deste dia é muito mais interessante do que a comemoração que é praticada hoje.
    Tô contigo, prefiro Sacis!!
    Abraços

  2. Gatos pretos dão azar moro num predio que esta solto um que uma beleza eu nunca quero mas ver a cara de um gato preto em toda minha vida mas eu vou espionar ele pra saber tudinho dele que se ele avança em mim vou é dar um pouquinho de leite pra ele se acalmar pela amor de deus se ele me cata me aranha e bla bla bla mas então eu e minha aiga tambem descubrimos que tambem tem outro gao solto mas não é preto ainda bem porque eu ditado gato preto da azar fique muito longe dele porque se vc vir ele te trazera azar mas bom eu vou descubrir alguma coisa dele mas se ele pega vc Oh!my good bom asssinado Luana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>