Moleskine Project

picasso’s moleskineOriginalmente produzido por pequenos encadernadores franceses,moleskine Moleskine é uma lendária caderneta de bolso usada e eternizada por alguns dos melhores artistas, como Picasso e Van Gogh (que a usava para seus esboços em aquarela), e muitos escritores, dentre eles Hemingway. Em 1986, o último fabricante dos originais Moleskines parou sua fabricação para sempre. Mas, em 1998, uma companhia italiana trouxe o Moleskine de volta e com sua extraordinária tradição, a pequena caderneta de capa-dura-preta mais uma vez começou a viajar o mundo em diferentes e modernas versões, como esta da foto à direita.

moleskine projectHoje, uma nova geração de escritores e artistas utilizam as graciosas cadernetas e tornam-se viciados nela. Com isso, muitos projetos interessantes surgem, usando o Moleskine como suporte, como no caso do Moleskine Project, um site aberto à contribuições de todos os artistas que utilizam seus Moleskines para registrar suas idéias inestimáveis. Todos os dias surgem novos desenhos e pinturas e, se não fossem por ótimas iniciativas como esta, que incentivam novos profissionaisa exporem seus trabalhos online, não teríamos a oportunidade de conhecer trabalhos maravilhosos como o do alemão Weizenkeim, ilustrado na foto abaixo.

Aproveite também para passear no site Boonika Art Project, outra comunidade para promover trabalhos e idéias artísticas, criada pelos idealizadores do Moleskine Project, onde há uma outra infinidade de ótimas obras.

Weizenkeim

7 thoughts on “Moleskine Project

  1. Uhmmmm… Moleskine… Até hoje me arrependo de não ter comprado pelo menos umas dez quando morei no Japão. Eles chegaram a lançar, só lá, uma edição exclusiva do Van Gogh {dá uma olhadinha em http://www.moleskine.co.jp/Moleskine-shop/museum/moleskine-museum-sketchbook}. É de babar! Lá no Rio, cheguei a ver uma por R$ 200,00!!! Um absurdo {pra não dizer abu$o}! :-o

    Mudando de assunto, amei o seu trabalho sobre a Gillian Wearing, é ótimo, parabéns! E a obra dela é fantástica {me pego pensando em tudo aquilo várias vezes}! O curioso é que o sobrenome dela é Wearing — que lembra wear, que lembra roupa, que lembra uniforme, máscara. São desdobramentos e mais desdobramentos…

  2. Nem fale, Cris, um moleskine é tnao caro por aqui, que dá pena de usar… eu tenho o mais simples, e mesmo assim foi caro!

    Que bom que gostou do trabalho! :)
    Você conhece o trabalho da Diane Arbus? Também é muito bom e dentro da mesma proposta da Gillian.

  3. hey, unfortunately i don’t understand very much here, but i was very happy to get some reaction from far away brazil. thankyou & have a nice time… helge

  4. Não só gostei como vou escrever sobre ele (e a Gillian) no Gato que Lê, tudo bem?
    Conheço pouco o trabalho da Diane Arbus, mas já tinha visto algumas fotos dela (como aquela das gêmeas).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>