VODKA LEMON (2003)

Vodka LemonNum cenário de fim de mundo no inverno, Vodka Lemon, do diretor Hiner Saleem, é ambientado na Armênia pós-soviética, onde “existe liberdade, mas não existe mais nada”, segundo um de seus tantos personagens aturdidos. Num povoado economicamente empobrecido, onde trabalhos são tão preciosos quanto a luz do sol, a vida é tediosa e homens desempregados reúnem-se para beber vodca com limão para discutirem as possibilidades do futuro.

A história é sobre um viúvo dedicado a visitar a sepultura de sua esposa no cemitério. Regularmente encontra uma viúva que também visita o cemitério afim de lembrar-se do falecido marido. Os dois estão sem dinheiro – ela trabalha numa barraca vendendo vodca com limão, e ele é forçado a vender os objetos que lhe restam. Tudo parece sem esperança e desolador, até que uma união inesperada revitaliza-os.

Vodka Lemon é um filme que encanta alguns e entedia muitos outros. Apresenta momentos de puro brilho contemplativo, e expõe a cultura e tradição armênia. É tão poético e de fotografia tão maravilhosa, que a beleza é a maneira em que o trágico sutilmente é afastado por momentos de absurdo. Uma história sobre amor e perdas, numa parte isolada do mundo que foi esquecida pela economia global, e sobre pessoas que se relacionam e encaram as adversidades naturais mais amargas.

vodka_pic.jpg

5 thoughts on “VODKA LEMON (2003)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>