Diário compartilhado de todas as manhãs

De manhã, antes que as atividades do dia comecem, é o tempo ideal para se fazer uma pausa. Stephanie Congdon Barnes, designer que vive em Portland, Oregon (EUA), relata que sua primeira ação de todas as manhãs é ferver a água para o café. Maria Alexandra Vettese, artista gráfica que vive com seus dois gatos em Portland, Maine, relata que em seus sonhos está sentada à mesa de uma sala quente escrevendo cartas à mão. São 3.191 kilômetros de distância entre estas duas mulheres que, no dia 1º de janeiro de 2007, iniciaram uma conversa fotográfica quase que diária.

3191, A Year of Mornings é um diário fotográfico onde as duas amigas virtuais tiraram fotos de objetos do cotidiano. O blog terminou em 31 de dezembro de 2007 e o projeto foi transformado em livro, publicado pela Princeton Architectural Press. O livro contém 236 imagens, sempre tiradas antes do meio-dia, sem qualquer combinação entre as duas, cuja amizade é mantida exclusivamente online. As fotografias irradiam uma aura de doçura e promessa de um novo dia, como uma simples visão pela janela num dia nublado ou uma toalha combinada com algum objeto sobre a mesa.

Agora, as duas amigas partilham outro projeto: 3191, A Year of evenings, outro relato fotográfico sustentado por momentos de serenidade, solidão e tranquilidade entre olhares distantes.

6 thoughts on “Diário compartilhado de todas as manhãs

  1. que lindo :)
    Eu tenho uma amiga que começou a fazer algo parecido com o marido e eles postavam nem um Flickr em comum.
    Mas não foi muito a diante ;(
    Fiquei curiosa para ver o livro!

  2. Uma pena que o blog tenha saído do ar, provavelmente por exigência dos editores do livro.
    também fiquei curiosa Carol!!

    Um abração, Carol, Tato e Paulie!! :D

  3. Oi, Leila,

    As autoras são “celebridades” no Flickr, e imagino que a idéia de publicar um livro com as fotos se deva, em grande parte, ao sucesso entre os muitos fãs.

    Beijos,
    Cris

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>