Chega de Saudade

Na semana passada aconteceu o 12º FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul) e na minha opinião é um dos melhores eventos culturais aqui no Sul. O encerramento deste festival de documentários, animações, curtas e longas-metragens foi com o novo filme da diretora Laís Bodanzky Chega de Saudade, e foi muito bom! Direção de arte, fotografia, trilha sonora e um roteiro impecável. No site do filme podemos ter idéia das dificuldades das filmagens, como por exemplo a continuidade, pois a história se passa em apenas uma noite de baile e tem uma só locação, o salão União Fraterna, em São Paulo.

São 92 minutos onde a história começa com o salão abrindo suas portas, o chegar das pessoas e suas espectativas, os momentos efervescentes do baile e ao final, pouco antes da meia-noite o baile acaba e até o último freqüentador sair, a trama se encerra. “Sempre senti nos salões de baile uma metáfora da vida” – afirma Laís em entrevista no site do filme em que descreve como foi o surgimento da idéia até a produção final do trabalho: “um salão de dança é um mosaico de personagens fantásticos”.

Estão no elenco: Tônia Carrero, Leonardo Villar, Betty Faria, Cássia Kiss, Stepan Nercessian, entre outros e também Elza Soares e Marku Ribas que embalam o salão com um repertório musical brasileiríssimo que dá vontade de dançar na poltrona do cinema! A sensação que o filme produz, num misto de filme-documentário (onde os atores se misturam naturalmente com o elenco de apoio, os reais “pés-de-valsa”), é de que estamos em pleno baile, compartilhando os momentos extrovertidos de pessoas felizes embaladas pela música e pela dança. De acordo com o roteirista Luiz Bolognesi, o foco do filme não está nos acontecimentos, mas nos pequenos sentimentos dos personagens.

Tenho certeza de que este filme vai brilhar e ganhar muitos prêmios, afinal ele merece.

6 thoughts on “Chega de Saudade

  1. também gostei muito muito deste filme, e da metáfora do baile como microcosmo da vida. linda analogia, não é? a vida como um grande salão de dança, com seus ciclos e personagens que vêm e vão. um beijo em ti, querida

  2. eu vi a carol e o ivan, sim! laaaaaa na fila de cima. vamos marcar qualquer dia um cafezinho com os casais fofos (me inclui hehehe)
    beijo!

  3. oi leila!
    que bom! eu sempre ia no fam… :)
    agora as notícias daqui vão vir num blog! fiz anteontem, depois de mil anos com vontade de fazer.. espero que vc goste!
    nos falamos,
    beijos***

  4. Leila, uma das coisas que me chamou atenção no filme {ainda não vi} é o título. E pelo que você conta, não é só ele que é bom, não! :-)

    Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>