Arte em livros

stilkey01.jpg

O artista Mike Stilkey vive e trabalha em Los Angeles, Califórnia, e é um amante de livros. Durante anos comprou livros em sebos para usá-los algum dia, por alguma razão. Hoje, o artista utiliza os livros como suporte para suas obras, e não só as páginas dos livros, mas o livro em si, dentro ou fora, compondo também em suas lombadas.

stilkey03.jpgO artista retrata a melancolia de suas figuras dentro de narrativas de fantasia e contos de fada. Em suas obras incluem seres humanos (homens cansados do mundo e mulheres com aura de decadência e erotismo) e um repertório de animais humanizados como girafas boxeadoras, pombos pensativos, cavalos minúsculos e gatinhos gorduchos.

Quando Stilkey exibiu pela primeira vez sua escultura de livros, foi surpreendido com as reações do público ao verem livros velhos usados como superfície para a pintura, “todo mundo via a escultura de livro e queria tocá-la,” disse Stilkey, “em grande escala é mesmo visualmente intenso, e cheira como uma livraria velha”!

O trabalho de Stilkey é freqüentemente comparado ao do expressionista alemão Otto Dix (1891- 1969), outro artista que muito admiro. As obras de Mike Stilkey estão expostas em galerias dos EUA e Europa.

stilkey02.jpg

6 thoughts on “Arte em livros

  1. Olás!
    Obrigada Paula, é sempre bom saber que o blog agrada seus visitantes!
    Oi Flávia (que anda meio sumida) e Guedes, que deve estar a mil na agência! Beijos a todos

  2. Leila, esse artista é genial! Lindo trabalho!
    E você é fã do Otto Dix! Eu amo o trabalho dele — e o expressionismo alemão também! :-)
    Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>