Manda-Chuva

top-cat

Manda-Chuva ou ‘Top Cat‘ no original, é um desenho que animava as tardes da meninada e era transmitida (se não me engano) pela rede Bandeirantes. Nos EUA a série decorreu de 1961 a 1962 para uma temporada de 30 episódios na rede ABC e aqui no Brasil ela foi transmitida na década de 80.

Manda-Chuva, um gato amarelo com chapéu e colete violeta é o protagonista e líder da gangue, o inventor das confusões e trapalhadas desta turma. Ele é descontraído, persuasivo e um líder que também é amigo, como todos os gatos. Mas a liderança de Manda-Chuva é muitas vezes contestada pelo resto da turma, principalmente quando ele faz alguma coisa particularmente vergonhosa. É um personagem de ‘pele’ bronzeada, ganancioso, um pouco preguiçoso e muito inteligente. Cheio de truques, muitas vezes não reconhece o esforço que o grupo faz por ele, mas sempre leva o crédito pelas façanhas. No Brasil, Manda-Chuva foi dublado pelo ator Lima Duarte.

Uma frequente linha de enredo rodava em torno do policial local, o Guarda Belo, e suas tentativas ineficazes para expulsar a gangue do beco. Mas a única razão para ele se livrar dos felinos inoportunos, era que a gangue estava constantemente tentando ganhar dinheiro fácil, normalmente através de um golpe ilegal.

top-cat

Guarda Belo (Officer Dibble): É um policial à americana, amigo da vizinhança e que tenta, sem muito sucesso, fazer com que Manda-Chuva pare com suas traquinagens. Embora normalmente ele não aprove a presença da gangue no beco, há momentos em que ele respeita o grupo, mas quer Manda-Chuva fora do beco e bem longe do seu telefone.

O restante da gangue era composta por:
Batatinha (Benny the Ball): O mais amável dos gatos! Baixinho, fofinho, um gato de cor índigo com uma camisa branca de um único botão. Batatinha podia parecer ingênuo, mas conseguia fazer as perguntas mais lógicas durante os empreendimentos mais irregulares da gangue. Era lento, mas não estúpido, e a relação entre ele e Manda-Chuva era baseada numa amizade bem dedicada.

top-cat

Bacana (Fancy Fancy): Um gato laranja escuro com um lenço branco e com ares de galã, que fazia o trabalho de capanga do Manda-Chuva. Descontraído, galante que regularmente conversava com as senhoras antes de ouvir o “chamado da tampa do lixo”.

top-cat

Espeto (Spook): Gato com estilo próprio, que no Brasil ganhou uma dublagem com sotaque nordestino. Nos EUA sua linguagem foi baseada em um beatnik. Espeto raramente fala nos episódios, mas quando o faz, uma torrente de “como’s” são usados. Ele é semelhante ao Bacana em comportamento e aparência, um doce de gato falante e bom de sinuca.

Gênio (Brain): O nome é apenas uma ironia. Cérebro parece ser um capanga comum a Manda-Chuva. Um gato laranja com uma camisa roxa, notório por ser incapaz de guardar um segredo e por sua gagueira. Ele também parece ser responsável pelo dinheiro do grupo que eles raramente possuem!

Chu-Chu (Choo Choo): Braço direito de Manda-Chuva. Chu-Chu é normalmente o segundo em comando. Entusiasta e dedicado a Manda-Chuva, mesmo quando ele é ignorante sobre o que está fazendo. Um gato rosa com uma camisa branca de gola alta, manga longa e o mais alto dos gatos do grupo do beco, muitas vezes representado com os olhos de um gato siamês. Ele habita um Corpo de Bombeiros, aonde foi adotado como um gato doméstico.

Assista um pouco deste desenho, um episódio onde Batatinha ganha uma passagem para o Havaí e a gangue tumultua um navio:

As outras duas partes deste episódio também estão no youtube. É nostalgia pura!

Mais sobre o Manda-Chuva neste link.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>