25 Cats Name Sam and One Blue Pussy

sam

Você sabia que Andy Warhol foi um grande cat lover? Ele e sua mãe Julia Warhola amavam gatos e tiveram vários felinos, todos chamados Sam, exceto um que se chamava Hester.

warhol-catNa década de 50, antes de tornar-se um famoso artista pop, Warhol  trabalhou como ilustrador publicitário e artista gráfico. Durante este tempo, ele criou inúmeros desenhos de gatos para um livro com edição limitada:  25 Cats Name Sam and One Blue Pussy. O livro foi impresso em 1954 e as litografias de gatos acompanhavam a caligrafia de sua mãe Julia.

Aparentemente os gatos deste livro foram inspirados nas imagens do famoso fotógrafo de gatos Walter Chandoha, e não nos gatos do próprio Warhol. A edição original de 25 Cats… foi de 190 exemplares numerados (mas estima-se que concluídos foram menos de 150) e cada original foi colorido à mão. O livro tinha originalmente em seu título um “d” no que seria “named”, porém Julia, ao caligrafar deixou escapar a letra no título e Warhol manteve o erro. As cópias originais do livro foram presenteadas como brindes para clientes e amigos de Warhol. Em maio de 2006, um dos originais foi vendido por US$ 35.000.

Tanto Andy como sua mãe tinham tantos gatos, que os amigos recordam deles sempre doando gatinhos! Em 2009, um dos sobrinhos do artista pop, o jovem James Warhola, autor de livros infantis e ilustrador, lançou o livro Uncle Andy’s Cats. O autor conta que quando criança, adorava viajar para Nova York e visitar sua avó e tio, que viviam com seus 25 gatos siameses. “Eles fizeram os 25 Cats porque amavam seus gatos”, diz Warhola, “meu tio só gostava de desenhar e eu queria ser um pouco como ele “.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>