O sabor da maçã

Estatisticamente meus anos pares são melhores que os ímpares. Vejamos: em 1998 mudei de Curitiba, PR para Florianópolis, SC (puxa, já se passaram 10 anos!), em 2000 juntei meus trapinhos com os trapinhos do meu cúmplice, em 2002 consegui meu melhor emprego, em 2004 fiz a viagem que tanto sonhei na época da faculdade, em 2006 saí daquele (que eu achava ser o) meu melhor emprego, descobrindo a vida como freelancer e, enfim, chegamos a 2008, este ano inesquecível em que o verdureiro entregou uma nova e bela maçã no prazo combinado (pena que não foi de graça!) e estou aqui, degustando seu delicioso sabor em pleno carnaval, para tirar parte dos prejuízos das minhas férias forçadas.

apple first logoE por falar em maçã, eu sempre quis saber porque a Apple Inc. tem este nome. Pesquisando na Wikipedia, descobri não só o porquê do nome e toda a tragetória da corporação, como também conheci a logomarca original desta que é hoje uma das empresas mais fortes na área de tecnologia e design. A primeira logo da Apple foi desenhada pelos seus fundadores Steve Jobs e Ronald Wayne, e representava Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira. Logo depois, em 1976, o designer Rob Janoff foi mais além e criou a famosa maçã-arco-íris-mordida, simbolizando as descobertas da Lei da Gravidade por Newton (aquela história de que a maçã caiu da árvore…), e o arco-íris simbolizando a separação das cores em prisma. Diz a lenda que a mordida na maçã é uma homenagem ao matemático Alan Turing, considerado um dos pais da ciência da computação, que se suicidou, em 1954, comendo uma maçã com cianureto. Em 1999, o arco-íris saiu e a maçã tornou-se cromada, permanecendo assim até hoje.

8 thoughts on “O sabor da maçã

  1. Leila, querida, me alegra essa tua maça! Boa e alvissareira para nós que te temos nas bookmarks!
    Que ela te seja como a de Bandeira – vermelha como o amor divino.
    bjs, f

  2. Leila,

    Adorei saber que a sua maçã já chegou e trouxe um sabor todo especial a esse início de ano! E adorei conhecer a história dela também! Apesar de não ter um Apple (eu quase pirei quando lançaram o IMac), eu admiro muito mais o Jobs do que o Gates pela coragem, criatividade e, principalmente, pelo pioneirismo ao aliar tecnologia a design. Adorei saber também da estatística (dizem que os números pares são os números das realizações). Engraçado é que, comigo, acontece a mesma coisa (eu nasci em um ano par e bissexto), e, por isso, em 2008, as expectativas são maiores ainda, já que estamos em um ano bissexto e é o ano do rato (meu signo no horóscopo chinês). Beijos!

  3. Oi Cris,
    Como diz o velho ditado: há males que vêm para o bem!
    Você ainda vai ter teu Apple, porque com o dólar em baixa, as máquinas estão ficando mais em conta. Pra você ter uma idéia, esta máquina nova custou menos do que a minha antiga máquina comprada em 2003.
    Mil vezes Steve Jobs a Bill Gates!!! Na Wikipedia tem toda a história da Apple, que é muito interessante, se você quiser se aprofundar melhor no assunto.
    Eu também nasci em ano par, só não sei se foi num bissexto. Tomara que as nossas expectativas correspondam ao realizado!! Pelas nossas energias positivas, 2008 será um bom ano para todos nós! Super beijo :)

  4. Será um ótimo ano sim, Leila!
    Obrigada pela torcida, eu adoro “janelas”, mas, neste caso, a “maçã” é muito mais tentadora (obrigada pelas dicas)! ;-)
    Se você quiser saber se nasceu em ano bissexto, basta saber se é múltiplo de quatro ou se foi um ano olímpico. Beijos mil! :-)

  5. Leilocks! Impressionante, ontem mesmo eu estava pesquisando sobre a famosa maçã. Machintosh é o nome de um tipo de maçã. Além do que você postou, também tem a interpretação da mação como objeto de desejo, fruto proibido. Se somarmos isso ao significado implícito de ciência, tecnologia e modernidade (representado pela figura da mação de newton) temos aí uma marca que beira à perfeição em conformidade com o posicionamento da Apple.
    Em tempo: enquanto você tecla na sua maçã aí, teclo da minha (mais modesta, macbook, lindo, branco e maravilhoso) daqui.
    É outra vida!
    Bejocas e saudades. Abraço no Ao.

    Guedeco

  6. Guedes meu amigão, parabéns pelo teu blog, está show! É muita coisa pra falar da maçã, e preferi ficar somente na história da logomarca. O bom de ser blogueiro é que os amigos vão acrescentando as informações e assim se faz a rede! beijocas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>