Aquário

karina zen

Acontece na Galeria Arquipélago em Florianópolis, a exposição Aquário, resultado da pesquisa da artista e fotógrafa Karina Zen, que trouxe para o momento do ato de fotografar a idéia de que dois registros de tempo podem conviver em um mesmo tempo de exposição, transformados em cenas nas quais passamos a acreditar que são reais e não apenas um mero registro.

Karina relata que as fotografias surgiram dentro de um quarto todo fechado, onde a única luz que chegava era aquela das frestas da janela e da porta, situação parecida com a que acontece dentro da “caixa preta” do aparelho fotográfico, permitindo assim, um longo tempo de exposição.

Utilizando o aparelho fotográfico com uma objetiva zoom, a artista iniciou o processo uma lente em distância focal menor, tendo os objetos fotografados mais distantes e depois da metade da exposição feita nesta posição, puxou o zoom para uma distância focal maior, aproximando a imagem. A superfície sensível que registrou as cenas ficou imóvel, mas com a competência de ter registrado os dois momentos em um único abrir do diafragma.

Karina subverte a ordem do que seria um procedimento lógico de um fotógrafo com seu aparelho fotográfico. Vale à pena conferir!

3 thoughts on “Aquário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>