Revista Mafuá

revista mafua

A Mafuá é uma revista de literatura voltada para a publicação de trabalhos exclusivamente de alunos de graduação. Pela falta de veículos dispostos a incentivar e publicar a produção de artigos e ensaios escritos por graduandos, a revista é uma iniciativa que contribui para a prática de pesquisa e de elaboração de textos críticos dos alunos de Letras.

Disponível apenas em formato eletrônico, a revista é idealizada por bolsistas e pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em sua décima edição (outubro de 2008), a revista homenageia Machado de Assis no ano de centenário da sua morte. Este número inaugura a seção Metafrasis, com a tradução para o português (do professor Alckmar dos Santos) de um soneto de Luiz de Góngora, datado de 1584. Há também ensaios sobre literatura alemã, as seções Entrevista e Obra Rara, com o conto Magdalena (autoria atribuída a Machado de Assis), publicado no periódico A Marmota, do Rio de Janeiro, em 1859.

A revista conta também com a seção Criações, onde quatro autores participam desta edição: Adriana Zapparoli, J. Alex Sartorelli e Heron Moura contribuem com seus poemas; e eu, Leila Lampe com a criação visual Lugares e Não-lugares, sobre a Estação Ferroviária de Rio Negrinho, SC.

– – – – – – –

Agradeço à Tecia Vailati pelo gentil convite para participar desta edição da Mafuá.

2 thoughts on “Revista Mafuá

  1. Fala Lê!
    Iniciativas como essa são excelentes. É interessante essa nova tendência das revistas e periódicos digitais. O próprio New York Times acabou de criar uma versão digital.Mais opções para quem tem algo a dizer e mostrar, ainda no período de formação, sem limites de espaço. E ótimo para nós, sedentos de informação.
    Ah, nesse finde vou atualizar o flickr. Achei umas fotos nossas antigas bem legais também ;)
    Bj!

  2. Guedes,
    o futuro é digital, apesar de adorar o mundo analógico.
    adoro papel, mas o acesso da informação online é mais ecológico e barato.
    Vinde a nós a informação!!
    obrigado pela visita! e manda as fotinhos quando puder!
    beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>