Category Archives: Crafts

A história das coisas

A História das Coisas é um curta de 20 minutos que leva os espectadores a abrir os olhos sobre os custos reais da nossa cultura de consumo.

Annie Leonard, uma ativista que passou os últimos 10 anos viajando pelo mundo e luta contra as ameaças ambientais, examina os custos reais da extração, produção, distribuição, consumo e descarte, e ela isola o momento histórico em que a mania de consumo começou.

A inspiração de Leonard para o filme começou como um devaneio pessoal sobre a questão “De onde é que todas as coisas que compramos vem e para onde tudo isso vai quando jogamos fora?”. Ela viajou o mundo em busca de respostas para esta aparentemente inocente questão, e o que ela encontrou ao longo do caminho foram alguns participantes muito culpados e suas vítimas infelizes.

Quando for comprar algum produto observe a sua etiqueta e descubra em que país ele foi fabricado. Qual é a história deste produto?

– – – – – – –
Colhido em: Coletivo Verde

Corrupiolando em Floripa

bazar avant garde
No próximo sábado, dia 11 de julho, a Corrupiola lançará sua coleção de inverno no Bazar Avant Garde, no coração de Floripa.
O evento acontecerá somente neste dia, das 14 às 22 horas.

Também no evento:
Cabra Montez, Camila Martins, Carol Colonia, Cerebro, Catarina.art, Cotton Club, Doroteia nervosa, Felipe Siebert, Fofysfactory, Gum Gum, HH Brasil, Korova, Laura Pereira, Ms. Siebert, Pic Nic de Elefante, Super Super, Varal, Vies, Vish.

Lá você encontrará: roupas femininas e masculinas, acessórios, camisetas, chapéus, bolsas, carteiras, objetos vintage, pranchas de surfboard artesanais em estilo vintage e claro, os cadernos e cachecóis da Corrupiola!

E +:
Exposição de ilustrações, Livepainting (pinturas ao vivo), performances do Grupo Deraque Cia., Djs, JukeBox, correio elegante e área de alimentação.

Não perca!

Depois das 23 horas tem festa de encerramento.

Mast Brothers Chocolate Factory

mast chocolate

A fábrica de chocolate dos irmãos Mast fica a um passo do Canal do Brooklyn. Talvez o termo “fábrica” possa ser enganoso, porque o chocolate é feito à mão em cuidadosos lotes, com cacau proveniente de pequenas cooperativas ao redor do mundo como Madagascar, Venezuela, República Dominicana e Equador.

São os irmãos Mast que produzem, pessoalmente, cada chocolate. Rick é pianista e Michael, antes de ser um “handcrafting chocolate”, passou muitos anos trabalhando para filmes independentes e para a televisão em Nova York. Antes, fazer chocolate era um disciplinado hobby, mas nos últimos anos ele combinou sua paixão pelo cacau, viagens e fotografia com passagens pela América Central e África.

Pesquisa laboriosa para encontrar a melhor matéria-prima, embalagens simples com design sofisticado, cuidado especial na produção do produto final e a bagagem cultural de dois irmãos antenados na revolução econômica em que vivemos, fazem desse negócio um bom exemplo “craft”, um conceito ainda pouco conhecido no Brasil.

brothers+chocolate

Colhido em: lolelypackage / Fotos: shopcomposition

Corrupiola no Bazar Namastê!

bazar-maes
Aleph eu eu estaremos lá com nossos produtos crafts. Nossa pequena “empresa” se chama Corrupiola, experiências manuais (www.corrupiola.com.br) e fazemos parte de um movimento conhecido nos EUA e Europa, mas ainda pouco reconhecido no Brasil, o CRAFT.

CRAFT é um movimento contemporâneo que abraça artistas, designers, arquitetos, ilustradores, fotógrafos, film-makers dentre outras profissões. O Craft une o know-how da profissão do criador com suas habilidades manuais para criar beleza e originalidade em cada peça. Simultaneamente a forma como se trabalha com o Craft é uma maneira de minimizar o nosso impacto sobre a terra. É um entendimento entre formas de reciclagem, redução, reutilização e, ao mesmo tempo, fazer um produto bem legal.

Os participantes dessa comunidade compartilham idéias e incentivo através de websites, blogs, lojas, galerias e feiras. Juntos, eles forjam uma nova economia e estilo de vida baseado na criatividade, determinação e trabalho em rede.

Diferente do artesanato, o Craft está sempre se reinventando e não há a reprodução em massa. É um movimento interessado em humanizar o consumo, prezando pela autoria do produto. O comprador craft (que faz parte do Handmade Nation) sabe quem fez o produto, confia na origem da matéria-prima e preza pela exclusividade e originalidade da peça adquirida. É um mercado emergente, contra a produção em massa e mão-de-obra barata.

Será um ótimo momento para brindarmos nossas alegrias com a cerveja artesanal Avatar.
Você é nosso convidado!

Suddenly, It’s Real!

Suddenly, It’s Real

suddenlyNatalie Wright e Ben Floeter formam um casal crafter cheio de estilo. Eles vivem com o gato Olive numa pequena casa construída em cima de uma árvore, na floresta de Wisconsin, centro-oeste norte-americano. O casal tem conquistado grande sucesso no mundo craft com a Suddenly, It’s Real!.

Ben trabalha com marcenaria e cria lindas peças em madeira como iô-iôs, chaveiros de parede, placas e outros objetos artísticos. Natalie trabalha com tecidos e costura. Sua nova coleção de aventais vintage Nacymom são incríveis!

O casal é bem-humorado. Numa entrevista ao site Etsy (um portal mundial de vendas de produtos craft e vintage), eles contam que se apaixonaram quando o veleiro “Beja Flor” de Natalie naufragou numa pequena ilha no Pacífico Sul e Ben era o único habitante humano daquele lugar! Como eles promovem seu trabalho morando numa floresta? Ben responde que é através do skype, pombos correios, sinais de fumaça, códigos secretos, mensagens subliminares, código morse, pintura corporal, só para citar alguns meios de comunicação.

Quando perguntados sobre o que fazem quando não estão criando, eles respondem: Gastamos a maior parte do nosso tempo kicking ass e dentre outras coisas, andando de bicicleta, ao menos quando não está vinte graus abaixo de zero!

Ben e Natalie, que já vieram ao Brasil duas vezes, sonharam com o dia em que seus trabalhos caminhavam unidos ao seus estilos de vida, e… “De repente, é real!”. É mesmo.

natalie + ben