Category Archives: Revistas

Revista Mafuá

revista mafua

A Mafuá é uma revista de literatura voltada para a publicação de trabalhos exclusivamente de alunos de graduação. Pela falta de veículos dispostos a incentivar e publicar a produção de artigos e ensaios escritos por graduandos, a revista é uma iniciativa que contribui para a prática de pesquisa e de elaboração de textos críticos dos alunos de Letras.

Disponível apenas em formato eletrônico, a revista é idealizada por bolsistas e pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em sua décima edição (outubro de 2008), a revista homenageia Machado de Assis no ano de centenário da sua morte. Este número inaugura a seção Metafrasis, com a tradução para o português (do professor Alckmar dos Santos) de um soneto de Luiz de Góngora, datado de 1584. Há também ensaios sobre literatura alemã, as seções Entrevista e Obra Rara, com o conto Magdalena (autoria atribuída a Machado de Assis), publicado no periódico A Marmota, do Rio de Janeiro, em 1859.

A revista conta também com a seção Criações, onde quatro autores participam desta edição: Adriana Zapparoli, J. Alex Sartorelli e Heron Moura contribuem com seus poemas; e eu, Leila Lampe com a criação visual Lugares e Não-lugares, sobre a Estação Ferroviária de Rio Negrinho, SC.

– – – – – – –

Agradeço à Tecia Vailati pelo gentil convite para participar desta edição da Mafuá.

A nova Ciberarte

ciberarte-n06

A sexta edição da Ciberarte, publicada no final de 2008, ganhou um projeto gráfico completamente novo, mais limpo, organizado e dinâmico. O novo design aposta em um tipo de navegação simples, objetiva e acessível, com uma interface preemptiva, que diminui a quantidade de clicks para chegar ao conteúdo desejado.

Na sexta edição da Ciberarte você poderá acompanhar o som dos fluidos, a música para poucos, os espaços coletivos e esquecidos, o lesbianismo nos quadrinhos, o admirável mundo novo, a recusa da guerra, o capitalismo infernal de Wall Street e o entulho planetário habitado pelas baratas…

Colhido em: 11 Pixels

Art- das Kunstmagazin

Art- Das Kunstmagazin
Arte, fotografia, teatro, design, arquitetura, museus, exposições, eventos, acontecimentos, tudo isto e muito mais é a ART- das kunstmagazine, uma revista maravilhosa cheia de artigos com fontes sempre atuais.

A revista é editada na Alemanha e possui somente a versão em alemão, sem tradução para o inglês, uma pena! Porém, um dicionário on-line pode desvendar muitas das estranhas e enormes palavras que os Deutsches falam. Pra começar, basta saber a palavra-chave da revista: Kunst = arte. Sabendo isso, já é meio caminho andado!

jenny holzerSugiro um passeio pelo site da revista para conhecer novos artistas e admirar os eternos clássicos do universo da arte. Na edição deste mês tem uma entrevista com o fotógrafo alemão Jim Rakete, e dentre seus retratados há uma bela foto da artista norte-americana Jenny Holzer (foto ao lado); há também uma matéria sobre street art e a obra Traffic Jam de Brad Downey (foto abaixo), que compõe a exposição “Fresh air smells funny”; a divulgação de uma revista diferente, a Meatpaper- Fleisch und Kunst (Carne e Arte), ilustrada com o auto-retrato de carne, de Vik Muniz; a mostra Design-Utopien, em Zürich; os artistas Gerhard Richter; Mark Rothko; Max Ernst; e muito mais.

A revista em papel é mensal e a edição on-line é atualizada diariamente. Todas as edições anteriores também estão disponíveis no site. Boa para pesquisar e boa para refrescar as idéias!

street art

+ rosebud

+rosebud nº 6A revista da foto ao lado é a + rosebud nº 6, publicação periódica com mais de 250 artistas, designers, fotógrafos, cientistas, filósofos e outros autores de várias partes do mundo. Ou seja, um sonho de revista! Neste link você tem acesso a algumas das 320 páginas desta limitada preciosidade.

Aproveite também para passear pelo site da editora alemã Die Gestalten, que possui catálogo com mais de 250 livros e publica, além desta revista, livros sobre design, style, arte, música, fotografia, tipologia, arquitetura e outros periódicos. É também uma empresa que oferece serviços culturais, como curadoria, consultoria, etc. Resumindo, pela própria Die Gestalten: uma editora especializada em desenvolver conteúdo para aficcionados pelo que há de melhor na cultura mundial e trabalha diretamente com jovens e talentosos designers e artistas. E um destes jovens e talentosos artistas é o ilustrador catarinense Samuel Casal que tem seu trabalho publicado (foto abaixo) no livro POE Ilustrated Tales por esta editora.

poe